quinta-feira, 3 de outubro de 2013

[ Resenha] O Caminho do poço de lágrimas

Título : O caminho do poço de lágrimas
Autor : André Vianco
Editora : Novo Século












Não é surpresa para ninguém que amo André Vianco quando peguei esse livro para ler eu esperei que fosse gostar muito mais. Eu sabia que não havia nenhum vampiro na história mas quando recebi esse livro em casa fiquei encantada com os desenhos de Lese Pierre, o livro é todo ilustrado com imagens dos 3 membros principais dessa história: Jonas, Ingrid e Bosco. Quando o livro começa eu estava muito animada com o que estava pensando que seria a história: um sonho. Tudo leva a crer duas coisas : que eles morreram ou que eles estão sonhando. E essa dúvida fica até o final quando enfim é revelado o que aconteceu de verdade.

Os três só se lembram que estavam dentro do carro de Jonas - o pai - voltando de férias obrigados pois não queriam e é aquela velha história do pai que trabalha muito e abre mão dos momentos com os filhos e de repente acordam fora do carro.
Daí para frente eles enfrentam algumas aventuras e acho que o que André Vianco quis mostrar foi uma mensagem bonita mas que para mim não funcionou muito, talvez porque o tema já seja um pouco batido ( o fato de termos que dar mais valor ao presente porque nao sabemos do futuro..). Algumas partes me pareceram muita viagem, talvez o intuito tenha sido do esse, uma imensa viagem com um significado no final. 
O problema é que para quem está lendo a ação acontece mas fica sem pé nem cabeça, parece um sonho o tempo todo e passamos a nos perguntar que graça tem no sonho ? Muito do que sonhamos não passa de muita bobagem e talvez nem metade possa significar alguma coisa...mas e quando descobrimos que não é bem um sonho? Funciona como premonição? Aí que está, tem que acreditar, tem que estar no ritmo do que o autor pensou e eu sinceramente não estava...me cansou a narrativa muitas vezes e foquei nos lindos desenhos no meio de um metrô lotado onde queria e muito ter minha atenção prendida na história. 
O que funcionou para mim foi o final, achei lindo de verdade mesmo que puxe um pouco para tristeza mas tem um motivo.
O meio é que me deu um pouco de sono...mesmo assim só pelo início e o final já valem o livro!

10 comentários:

  1. Oi, Raffa!

    Olha aí a vergonha da pessoa que nunca leu André Vianco... O.o
    Tenho muita vontade de ler seus livros e assim que surgir alguma promoção legal vou comprar pelo menos 3 dos quais o povo fala muuuuuuito. Adorei a resenha.

    Beeeeeeijo

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro na minha estante e autografado....nunca terminei de ler desisti no meio exatamente pelo mesmo motivo,ficou entediante e desisti.Agora já que vc disse que o final vale a pena,vou tentar outra vez.Um bj.

    ResponderExcluir
  3. Já li "Os Sete" do autor, mas pelo que percebi as histórias são muito diferentes. Como desejo ler outros livros do Vianco, como Sétimo, O Senhor da Chuva, Bento, posso colocar mais esse na lista.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oii Raffa,
    Nunca li nada do André Vianco.
    Não acho muito ele meu estilo. Até gosto de umas estórias tristes as vezes ou com lição de moral. Mais o Nicholas já basta. Senão embola minha cabeça de tanta coisa triste. :/
    Mesmo assim gostei da resenha. Achei um pouco confusa essa história ai de sonho e realidade, mais só lendo mesmo pra saber.

    ResponderExcluir
  5. Oiii Raffa!!


    Bem, eu sou fã de carteirinha do Andre Vianco, mas não curto esses livros dele, que são mais dramáticos e depressivos. Na minha opinião, ele deveria focar no terror fantástico, que é "onde a magia acontece" para ele, rsrsrs

    Boa Resenha Raffa, você mostrou bem o que sentiu na leitura ^.~

    ResponderExcluir
  6. Oi Raffa!

    O livro me pareceu muito interessante! Não li nenhuma obra dele,espero fazer isso em breve!

    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada do André Vianco, mas tenho esse livro e comprei justamente por conta dos desenhos, fiquei encantada quando vi pela primeira vez.
    Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, Pelo visto ele vai ficar mais um pouquinho encostado na estante...

    ResponderExcluir
  8. A historia parece boa Raffa, talvez o meio cansativo, atrapalhe um pouco, mas gostei de saber que tem um início e final fantástico, só por isso, vale a pena ler, então com certeza se tiver a oportunidade eu lerei. Bjão! :)

    ResponderExcluir
  9. Já vi várias pessoas falarem bem desse livro só pq é do Andre Vianco..a estória não me pegou e nem a capa..

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho a capa do livro linda mas a sinopse não tinha me convencido a lê-lo e agora com sua resenha menos ainda. Livros que não prendem a atenção são uma coisa.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)