sábado, 23 de novembro de 2013

Menina que via filmes : Uma primavera com minha mãe [ Crítica]

Título Original : Quelques heures de printemps
Título no Brasil: Uma primavera com minha mãe
Direção : Stepháne Brizé
Elenco : Vincent Lindon, Hélene Vincent, Emmanuele Seigner
Ano : 2013
Gênero : Drama
País : França
Idioma : Francês
Censura : 16 anos
Duração : 1h 48 min




Do alto de seus 48 anos de idade Alain Evrard (Vincent Lindon) se vê obrigado a voltar a morar com sua mãe (Hélène Vincent). A convivência diária revive algumas pendências do passado que nunca foram esclarecidas. É aí que Alain descobre que sua mãe está com uma doença grave e foi desenganada pelos médicos. Será que os dois vão conseguir deixar o perdão falar mais alto e se reconciliar nos últimos meses de vida da senhora? 



Minha mãe sempre fala para todo mundo que gosto de chorar, pode ser que sim, não escondo sentimentos e gosto de filmes do gênero drama. Mas confesso que não sabia muito sobre o filme " Uma primavera com minha mãe", o escolhi porque tinha o Fator Lindon , e eu amo esse ator!
Mais uma vez não me decepcionei com a escolha mas saí do cinema chorando muito.
Alain ( Vincent Lindon, perfeito as usual!) é um quase cinquentão que passou 18 meses na cadeia, ao sair ele tenta arrumar emprego mas só consegue como separador de lixo reciclável. Vemos nesse filme um outro lado da França que não conhecemos, não é só glamour, lindos lugares, na verdade a vida dele tendo que voltar a morar com a mãe porque não tem como se sustentar chega a ser monótona para o espectador algumas horas.
Como a mãe dele, temos Helene Vincent, espetacular no papel. 
O clima entre os dois é o pior possível, a única coisa que os liga é a cadela Collie . Mal se falam, e quando o fazem discutem o tempo todo.
  
Acontece que algo vai mudar entre os dois, ao procurar um remédio para dormir ele descobre que ela tem câncer terminal e por mais que a frieza ainda impere no personagem de Lindon, ele tenta fazer as vontades da mãe.
EMMANUELE SEIGNER E VINCENT LINDON
Temos ao mesmo tempo um affair de Alain com Cleménce ( Emmanuele Seigner, em uma participação) ,  mas a história não se foca muito neles e acho que serve somente para nos mostrar o como ele é frio em todos os quesitos.
Alain não demonstra o que sente, nem mesmo com o final que é triste de doer. 
"Uma primavera com minha mãe" é sobre suicídio assistido, sobre as escolhas que fazemos e as que a família nos permite fazer. Mas é também um filme sobre relacionamentos em vida e em como certas pessoas nos parecem estranhos, por mais que as amamos e as tenhamos criado ou convivido com elas muito tempo.
Um filme triste mas ainda assim maravilhoso. 


 

10 comentários:

  1. Oi, Raffa!!!

    OMG! Já quase chorei, só de ler a sua resenha. Filmes sobre família sempre me fazem chorar... Não ligo para dramas... adooooooooooooro! Não ligo de verter litros e litros de lágrimas... Acho importante ver filmes assim, tentar se colocar no lugar, analisar nossas próprias ações... *-* Quero muito conferir...
    Tá melhorzinha?
    Beeeeeeeeeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não são tds os filmes desse gênero que me arrisco a ver..mas gostei bastante desse..não sei se pelo fator de ser na França..o fato é que comecei a fazer uma listinhas de filmes pra ver por causa dessa coluna no blog e claro que esse tá incluído também ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
  4. Gente, vc vai muitooooooooooo ao cinema o_O kkkk
    Gosto de drama mas vejo sempre com moderação... Já tem desgraça demais na minha vida pra ainda ir chorar pelas desgraças de gente q nem existe em filme. XD

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o filme, mas parece maravilhoso!
    Embora triste retrata uma realidade possível em nossos dias.

    ResponderExcluir
  6. Drama é dos meus gêneros preferidos, adoro chorar assistindo filmes e lendo livros (nem eu entendo o pq disso...rs). Adorei sua resenha e já coloquei ele aqui na listinha de filmes para assistir em 2014. Amo essa sua coluna <3

    ResponderExcluir
  7. Oii Raffa,
    Não conhecia o filme... Gosto de um drama, mais só de ler a sua resenha vou ter que me prepara pra chorar quando assistir.
    Foi pra "listinha" de assistir logo. rsr
    Vlw pela dica.

    ResponderExcluir
  8. Olá Raffa!
    Não conhecia o filme, mas ele parece ser bem emocionante, parece um tipo de filme que irei chorar horrores.
    Vou procurar para ver!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse filme,mas gostei bastante.De vez em quando faz bem um bom drama,faz a gente rever alguns conceitos e quando envolve família,relacionamentos e "o preço" de escolhas é tudo de bom.Tá marcadinho aqui e vou procurar.Bj.

    ResponderExcluir
  10. Também sou fã de um bom drama. Li a resenha desse filme e tive a certeza que tambem vou chorar quando assisti-lo, ainda mais que a historia é de uma mãe com cancer e de como é frio o relacionamento dela com o filho! Com certeza um super filme! Adorei! :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)