quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Menina que via filmes: Um sonho de liberdade [Crítica]

Título Original: The shawshank redention
Título no Brasil: Um sonho de liberdade
Baseado na obra de Stephen King
Gênero : Drama
Ano: 1994
Elenco : Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton
País : EUA
Idioma : Inglês
censura : 14 anos
Duração : 2h 22min
Formato visto : Blu ray



 Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Lá ele irá cumprir a pena perpétua. Andy logo será apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e ao Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais. Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição.
Até o momento desconheço uma pessoa que tenha visto esse filme e não  tenha achado maravilhoso. Não lembro quantas vezes o vi no cinema e algumas outras em casa, a loucura com o filme é tanta que comprei em dvd e em blu ray. Mas afinal, para quem nunca viu esse filme - como assim? - saibam que apesar de ser baseado em livro de Stephen King a história não tem nada de terror, é sim uma forma que o mestre encontrou de contar uma excelente história onde nem sempre quem vai preso é culpado e o como te liberdade é importante na vida do ser humano.
O protagonista é Andy ( o maravilhoso mas sumidinho Tim Robbins), banqueiro cheio da grana ele é acusado de matar a esposa e o amante. No julgamento Andy é condenado a prisão perpétua. Sem jeito de preso, ele chega ao local e logo chama a atenção de todos, inclusive de Ellis Boyd ( Freeman, em mais uma atuação digna de Oscar!) é com ele que o banqueiro vai iniciar uma amizade e mostrar que pode ser útil na cadeia ganhando a confiança dos guardas que não valem absolutamente nada.
 Narrado boa parte pelo personagem de Freeman, vemos Andy comer o pão que o diabo amassou, há cenas fortes de estupro e do personagem levando a pior muitas vezes.
Sentimos raiva boa parte do filme mas o filme nos causa também uma sensação de alívio quando presenciamos a vingança dele contra todos que lhe fizeram mal.
Se termina bem ou mal , deixo quem ainda não viu descobrir, mas a exemplo do maravilhoso " A espera de um milagre" é um filme de King onde o fator lágrimas pode falar mais forte e onde acho pouco provável não se encantar com os personagens de Robbins e Freeman.
 " Um sonho de liberdade" é sobre as injustiças da vida, é sobre quem tem mais poder abusar sem escrúpulos de quem está abaixo, mas também é a prova de que quem ri por último, ri melhor! Recomendado com louvor <3!

12 comentários:

  1. Já estou procurando o filme para assistir. Amei sua resenha e a história!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline

      Eu acho que é fácil de achar, tanto em dvd quanto no Netflix ou Telecine.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Raffa!

    Eu acho que já vi esse filme. Mas não consegui ter certeza. De qualquer forma adorei o texto. :)

    Beeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LillY

      Vc que ama cinema assim como eu, vale a pena ver - mesmo que de novo - eu não lembrava de tudo e fiquei impressionada mais uma vez com a qualidade desse filme

      beijos

      Excluir
  3. Amo esse filme com todas as minhas forças!
    Só fui conhece-lo ano passado por meio de um amigo e foi amor a primeira vista. Dai foi um pulo para ir atras do livro do King q tem o conto q deu origem ao filme.
    Simplesmente perfeito! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari

      Ainda não li o livro, um pecado ...mas amo muito esse filme, vou procurar na Amazon, tenho gostado de procurar e-books que são dificéis de achar o livro físico aqui no Brasil

      beijos

      Excluir
    2. Nunca vi esse filme mas só pela sua resenha já me bateu uma vontade enooorme de assistir!!!

      http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Esse filme realmente é maravilhoso, amo muito. Vou aproveitar e colocar na minha listinha para assistir novamente.

    ResponderExcluir
  5. Amiga acredita que ainda não vi esse filme.
    Pelo que você relatou é uma história bem forte e estou em cólicas para saber como ele se vingou!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  6. Amo o Freeman!!!Não tem nenhum filme dele que não goste.Seu post me deu vontade de rever esse filme...vou procurar e vai ser meu programa de sábado!!!!Bjão.

    ResponderExcluir
  7. oiiiiii sou nova aqui, gostaria de saber se essa imagem do começo é a capa do filme ou o livro; pq nao consigo encontrar o livro. obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Toda vez que for critica do filme, eu coloco a imagem da capa do filme mesmo, então nesse caso é o pôster oficial seja do Brasil ou do país de origem (EUA). O livro não foi lançado por aqui, pelo que me lembre. Abraços

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)