terça-feira, 8 de julho de 2014

[Resenha] O Planeta Neymar - Um Perfil @cialetras

Título Original: O Planeta Neymar - Um perfil
Autor : Paulo Vinícius Coelho
Editora Paralela
Número de págs: 246
ISBN: 978-85-65530-63-7








Ao ganhar de meu namorado o livro " O planeta Neymar ( um perfil)" um dia depois do craque se machucar e ter sua participação encerrada na Copa do Mundo 2014, a dois jogos de chegar ao título sonhado me perguntei se deveria ler logo ou esperar passar o calor da emoção. Nunca fui fã do jogador, não porque ele tivesse me feito algo, mas sim porque estava cansada de vê-lo fazendo propaganda de tudo e ficando " lindo" pelo simples fato de ser jogador de futebol. Entendam como penso : eu acho que os jogadores tem todo direito de fazer propagandas de sorvetes, carros, etc Mas no caso de Neymar vê-lo de cueca cabeçeando uma bola toda vez que passeava no shopping e entrava na loja para comprar uma meia-calça não era uma imagem agradável.
Mas voltando ao livro, meu namorado estava certo, o jornalista que o escreveu e eu que na minha ignorância futebolística não conhecia me ganhou de cara ao não endeusar o jogador, mas sim ao contar a história do craque de 22 anos de um jeito muito bacana de ler para os leigos e de um interesse ainda maior para os experts. Em 146 páginas ( o livro tem o dobro disso porque a versão é bilingue, o que achei muito interessante também!) descobrimos melhor  o como funciona o mundo do futebol fora dos campos , claro que com reflexos do que ocorre dentro. As altas cifras, a fábrica de craques, as transferências para times gringos, bem , quem não entendia tem uma verdadeora aula com Paulo Vinícius Coelho, o PVC. 
O autor conta a história de Neymar Jr. desde que ele foi descoberto pelos times de Santos e pelo Santos, que criou principalmente por ele os Meninos da Vila, já que antes teria que ter pelo menos 13 anos e ele tinha 10 quando se encantaram com os dribles perfeitos e gols.
O pai, um verdadeiro leão defendendo o filho e fazendo através dele a realização de seu antigo sonho que não deu certo, já que jogou profissionalmente e acabou se contundindo e acabando com a carreira, levou o filho a auge vendo nele não só uma galinha dos ovos de ouro mas também colocando em primeiro lugar as vontades de filho. Exemplo disso foi a demora da família de aceitar morar na Espanha, Neymar Jr . não queria deixar o Brasil.

Na comparação com Messi vemos algumas particularidades que podem levar ao eterno quem é melhor ou pior, mas o autor não foca nisso, importante aqui é mostrar como dois garotos excelentes com a bola foram parar no Barça. 
Não foca na vida pessoal, e por isso é ainda mais envolvente ler um livro onde o foco é realmente o futebol , conhecer a vida do jogador e até ataques infantis como a briguinha com o ex treinador do Santos Dorival Junior que acabou sendo demitido .
Se Neymar encanta as crianças, ele mesmo já teve atitudes que nem crianças aprovariam como jogar uma garrafa d ´água em um auxiliar técnico por não ter sido escalado para cobrar um gol.
Na briga entre técnicos e jogadores sabemos que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco e o caminho para Neymar chegar onde está foi longo mas não sofrido como o de outros jogadores. Porque ele sempre teve a família a seu lado, seu pai principalmente que mesmo com o salário de 2 mil reais nunca deixou faltar nada ao menino .

O livro é muito bom, para quem quer conhecer mais da história do menino da Vila que tem chances grandes de ser o melhor do mundo .

11 comentários:

  1. Quero ler... É interessante saber como ele foi crescendo até se tornar o fenômeno que é hoje.
    E você, arrasou nas unhas para a torcida!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não suporto futebol e nem em época de copa do mundo abro uma exceção para assistir um jogo. Respeito quem gosta e quem é fanático.Acho super bacana os jogadores que assim como o próprio Neymar conseguiram realizar seus sonhos e hoje são conhecidos no mundo, mas é algo que não me chama atenção.

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã do Neymar, mas como também não entendo de futebol, se dizem que ele é bom, então tá né...

    O livro me parecer ser bom, mas acredito que leria como você, para poder nao estar tão leiga do assunto, mas ainda assim, não mudaria muito minhas certas opiniões sobre o jogador...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar sorte a sua seu namorado dar livros de presente pra tu,o meu não me dava nem uma bala.Em segundo amei suas unhas verde,azul e amarelo e agora sim vou falar do livro.:)
    Não é bem o que eu lerei,porque odeio futebol,mas gostei do fato de quem escreveu não babar ovo pra ele.
    Já cansei das pessoas "endeusar" ele ,como você mesma disse.
    Tem uns que antes dele se machucar não dava a mínima pra ele,agora não sabe mais falar de outra coisa ,Neymar ,Neymar pra lá, Neymar ,Neymar pra cá....é uma coisa de outro mundo.
    Ah!!! gostei da versão do livro,assim bilingue,eu nunca encontro livros assim.
    bjoos^^

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho aqui em casa, aquele q o pai dele escreveu... mas eu ainda não li!!
    Sou muito fã de futebol e meu ídolo é um jogador, ex jogador de futebol!
    Para mim existem craques e ídolos, o Neymar é um craque que vem caminhando, e muito bem parta se tornar um grande ídolo, torço muito por ele!!
    Bjinsss

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raffa!
    Sinceramente, tá aí um livro que não me apetece em nada.
    Seu texto como sempre muito bom e empolgado. Mas eu não tenho o menor interesse nesses craques inventados... sejam eles quem forem... ;)
    Beeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito desse tipo de leitura,não sou muito fã de futebol e nem desse "Neymar estrela",que tá em tudo quanto é comercial,mas gosto do jeito dele jogar e confesso com todas as letras que ele fez muita falta hoje na seleção...Quero muito ler esse livro.Bjão.

    ResponderExcluir
  8. Entre os dois livros, se fosse pra ler escolheria o do Messi que você resenhou anteriormente. O conteúdo e a história é bem melhor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não sou fã nenhum de futebol..não critico quem gosta até respeito mas esse é um dos tipos de livro que não queria nem de graça..hahahah..

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
  10. Olha Raffa
    Não gosto de futebol e acho o Neymar um garoto mimado e impestuoso. Não sou fã de biografia e nem dele, então passo longe do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)