terça-feira, 23 de setembro de 2014

Menina que via filmes : Era uma vez em Nova York [Crítica]

Título Original : The Immigrant
Título no Brasil: Era uma vez  em Nova York
Direção : James Gray 
Ano : 2013
Elenco : Marion Cotillard, Joaquin Phoenix, Jeremy Renner
Gênero : Drama
País : EUA
Idioma : Inglês e Polonês
Censura : 14 anos
Duração : 2h 




Em 1921, as irmãs polonesas Magda (Angela Sarafyan) e Ewa Cybulski (Marion Cotillard) partem em direção a Nova Iorque, em busca de uma vida melhor. Mas, assim que chegam, Magda fica doente e Ewa, sem ter a quem recorrer, acaba nas mãos do cafetão Bruno (Joaquin Phoenix), que a explora em uma rede de prostituição. A chegada de Orlando (Jeremy Renner), mágico e primo de Bruno, mostra um novo amor e um novo caminho para Ewa, mas o ciúme do cafetão acaba provocando uma tragédia.









Esse filme foi um ótimo exemplo de que não devemos acreditar na crítica sempre. Todas que li deram nota baixa para o filme e debocharam da atuação de Marion Cotillard e Phoenix. Devo confessar que sou muito fã dos dois - principalmente dela - e que quis ver de perto se realmente a atuação deixava a desejar.
Não deixa, os dois estão perfeitos no papel. Ewa ( Marion ) e sua irmã Magda estão para entrar nos EUA vindas da Polônia durante a Primeira Guerra Mundial, elas perderam os pais que foram mortos por soldados e só tem uma a outra em um país que está destroçado. Em busca de uma nova vida elas encaram dias de uma viagem de navio em condições animalescas para chegarem ao sonho americano . Na entrada Magda é barrada por estar com tuberculose. Ewa também é barrada por estar sozinha e de acordo com o policial por ninguém ter encontrado seus tios que vivem lá.
Desesperada ela encontra em Bruno ( Phoenix) um judeu inescrupuloso , a única chance de conseguir não ser deportada, e se junta a ele em uma ida sem a menor ideia do que verá pela frente. 
Ao chegar no apartamento já temos ideia do que ele é : cafetão. Vive de explorar moças que assim como Ewa estão ilegais nos EUA e que precisam muito do dinheiro.

Na mesma hora o sentimento que nos dá - pelo menos em mim - é para ela voltar atrás e pedir para voltar para Polônia, afinal antes morta do que prostituir-se. Mas Ewa não pensa nela e passamos a entender que tudo que faz é por amor não a si, mas pela irmã que quer libertar do hospital e juntas encontrarem uma nova vida.
Entre a maldade e a inocência, Ewa vai sentir o como uma cidade pode ser cruel e até mesmo sua família lhe virará as costas . O filme conta também com a participação de Jeremy Renner , no papel de Orlando o primo de Bruno que é mágico e vai disputar o amor de Ewa.

Forte e dramático o filme pode parecer um pouco parado para quem curte ação, mas para quem gosta de histórias baseadas em reais ( não somente em uma pessoa que existiu mas em situações que eram muito comuns na época) é uma grande chance de ver um bom filme com atuações maravilhosas. 

6 comentários:

  1. Tenho HORROR ao Joaquin Phoenix! Desde que eu vi Gladiador eu peguei ódio desse ator! kkkk E foi justamente por ele ter sido tão bom, o personagem dele me deu náuseas de tão perfeito. E tenho certeza que eu iria odiar ele de novo nesse filme. A história parece ser muito boa e parece retratar bem o que acontecia com muita gente naquela época. Fiquei com vontade de ver.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raffa!!!
    Ah que maravilha!!!
    Fico tão feliz quando você gosta...rs porque sei que vou gostar! Nunca liguei para crítica... sinceramente, nunca deixei de ver ou fui ver por conta da opinião de críticos... sou muito mais a indicação de um amigo de gosto parecido...rsrsrsrs
    Também aaaaaaaaaaamo a Marion. Acho ela tão diva em A Origem...
    Preciso veeeeeeeeeeeeeer urgente!
    Beeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Raffa!
    O filme parece ser ótimo.
    Gosto muito de drama, valeu pela dica ;)

    Beijão
    Diego
    Literamúsicas

    ResponderExcluir
  4. Raffa quando eu li as criticas desse filme eu não acreditei , amo o trabalho do Joaquin e da Marion!! São grandes atores e o enredo me pareceu ótimo !! Que bom que voce gostou, fiquei animada pra ver....
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amo filmes nesse estilo e com certeza irei assistir. Bom saber que você gostou.
    Obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  6. Adoro filmes assim dessa época,não conhecia o filme e já tá mais que incluido na minha listinha :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)