domingo, 19 de outubro de 2014

Menina que via filmes : Fúria [Crítica]


Título Original : Rage
Título no Brasil : Fúria
Elenco : Nicolas Cage, Danny Glover, 
Direção : Pablo Cabezas
País : França, EUA
Idioma : Inglês
gênero  Ação
Censura : 16 anos
Duração : 1h 38 min










Paul Maguire (Nicolas Cage) esteve envolvido durante muito tempo com o mundo do crime, mas hoje ele tenta viver uma vida tranquila, protegendo a sua filha. Um dia, no entanto, a garota desaparece e Paul decide reunir os amigos de antigamente, pegar em armas e se vingar dos responsáveis, líderes da máfia russa.










Escrevo essa crítica com a memória fresca de quem acabou de sair de uma sessão de cinema cujo filme terminou as 2 h da manhã! E quando comprou o ingresso para a sessão de meia -noite pensou o seguinte : " Ah, é filme com o Cage, não pode e não deve ser levado a sério mas pelo menos diverte!"
Porém, a sensação que tive ao sair do cinema foi outra. Um roteiro ridículo e atores que um dia já foram grandes se sujeitando a um filme sem pé nem cabeça. Vamos a ele?
Paul ( Nicolas Cage) é um pai zeloso, desses que vai buscar Caitlin, sua filha prestes a fazer 16 anos na escola todos os dias. A menina que deixa claro o quanto acha demais ele fazer isso ouve do pai diversas recomendações para semana, inclusive de fazer um dever de casa de redação. Quantos anos ela tem mesmo? Parece que 10!
No caminho ele passa no bar e reencontra dois amigos, um deles é dono do local e jura de pés juntos que na festa de 16 anos da filha do amigo não servirá bebidas alcoólicas. A preocupação de Paul com a filha beira o exagero.
O que não começa a fazer muito sentido é o cabelo de Cage e seus dentes de porcelana - desculpem mas ainda não consigo entender porque ele se enfeia tanto! - mas voltando ao filme, como explicar que um pai tão cuidadoso saia para um jantar com sua esposa ( ela não é mãe da menina) e a deixe sozinha em casa com DOIS rapazes? Falta de senso a gente vê por aqui!
No tal jantar Paul é interrompido pelo detetive John ( Danny Glover) que lhe dá a péssima notícia de que sua filha foi sequestrada . Começa aí um roteiro que até uma criança de 5 anos faria melhor.
Descobrimos então por flashes e conversas que Cage era do lado negro da força, ele e mais os dois amigos  - aqueles do bar! - matavam por prazer e por dinheiro e eram realmente bons nisso. Acontece que Paul perde a esposa vítima de câncer e com uma criança pequena para cuidar ele pede para sair da vida de vilão e vira mocinho trabalhando com construções e ficando rico, muito rico!
A história que os dois amigos de Caitlin contam é que eles estavam jogando e bebendo na casa de Paul e três caras armados entraram batendo nos dois e levando a menina. O início a uma caçada pela garota dura apenas um dia pois ela é encontrada morta sem maores explicações para o espectador de como e onde.
Não vou contar o filme inteiro mas vale lembrar que nada faz sentido, o filme parece apenas um motivo para mostrar o quanto Cage ainda bate em mafiosos russos e dar um papel ao esquecido Danny Glover ( para quem não está ligando o nome a pessoa ele é o ator de Máquina Mortífera) . 

O que pensei que seria o básico previsível não era e então o filme se torna em uma sucessão de pancadarias, mortes para todos os lados e quando se descobre a verdade dá vontade de pedir o dinheiro da entrada de volta. 
Claro que o filme tem ação mas não compensa mudar tudo que já vimos para um roteiro pior e sem o menor cabimento.
Cage deve estar precisando muito de dinheiro para aceitar fazer um filme tão ruim. 

7 comentários:

  1. Raffa, esse filme não me convenceu nada !! O roteiro chega a ser muito bobo na minha opinião ... Acho que tem outros filmes em cartaz que são bem melhores ...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raffa!!!
    É muito triste ver um ator do naipe de Nicolas Cage, descendo ladeira abaixo... Que m o viu em 8mm e vê esse monte de coisa ruim que ele tem feito só pode lamentar... Odeio o tanto de piadas que fazem com ele na net... Sei que ele tem problemas com a sua autoimagem... não consigo entender mas respeito porque somos tão falhos todos nós... e sei lá... Bem, esse não irei conferir... Valeu por nos alertar...
    Beeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  3. Não gosto desse ator e depois dessa critica passarei é longe!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Seria até aceitável ver um ator como Cage chegando num fim de carreira tão desastroso..mas e Glover?? Esse sim me admirou ver num filme tão..classe b. Admiro demais o trabalho desse "senhorzinho" e o respeito demais. Máquina Mortífera foi um clássico..e é até hoje. Pelo visto, não é só no Brasil que muitos atores idosos são deixados de lado ou simplesmente descartados, infelizmente.
    Verei o filme com certeza, porque não dá pra passar despercebida por um filme do Cage e simplesmente pular a página. Se irei gostar? Aí já é outra história.rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olha eu gosto do Anjo Nicholas, mas fiquei decepcionada em vc falar q o filme não muito sentido... Fazer filme, por fazer, não tem a menor graça. Valeu pela resenha. Bjos

    ResponderExcluir
  6. Se eu não me engando o Cage tava endividado esses tempo atrás aí, deve ser por isso que aceitou fazer o filme kkkkk quem deixa a filha adolescente com dois caras em casa? Ainda mais sendo um pai tão zeloso, é pra rir né?

    ResponderExcluir
  7. Que pena! Eu gosto tanto do Nicholas Cage que não aguentaria vê-lo atuando num filme tão ruim assim! É a decadência mesmo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)